segunda-feira, 6 de maio de 2013

Quando procurar psicoterapia ?


Não existe um momento certo ou regra para procurar psicoterapia. A busca por um psicólogo deve acontecer no momento em que o sujeito realmente deseja ser ajudado ou por uma solicitação médica. A mesma, tem o objetivo de auxiliar o paciente a lidar com suas emoções, comportamentos, sentimentos e seus maiores conflitos internos e externos.

Pode-se identificar a necessidade de um profissional, em diversas situações, quando se está atravessando uma fase difícil no âmbito profissional, no relacionamento, nos momentos em que nos encontramos emocionalmente fragilizados, com sentimentos confusos e sensação de angústia, sem saber ao certo qual caminho seguir.

Logo que, a pessoa é diagnosticado com psicopatologias tais como: transtorno de Ansiedade Generalizada, Depressão, Fobias, Pânico ou qualquer outra doença de cunho mental. Nesse caso, é relevante o acompanhamento por um psicólogo e também por um médico psiquiatra.

Só para exemplificar, é comum, as pessoas não procurarem auxilio psicológico por preconceito de que a Psicologia só cuida de "loucos", que o tratamento é oneroso ou até mesmo longo. Este tipo de fala pode mascarar o medo existente nas pessoas em lidar com seus sentimentos e emoções, ou receio de assumir que precisam de ajuda.

Da mesma forma como devemos cuidar da alimentação e praticar esportes, similarmente, deve-se também cuidar da saúde mental, e o psicólogo é o profissional responsável por essa área, assim como o nutricionista é responsável pela alimentação e o educador físico pela prática de esportes.

Cabe ressaltar, que o psicólogo não está com o paciente para lhe oferecer conselhos ou fazer julgamentos de suas demandas, além disso, não lhe trará nenhuma solução mágica. Ele irá ouvi-lo e por intermédio de técnicas, auxiliá-lo a identificar suas necessidades e refletir a respeito de cada uma das demandas gerando mecanismos de superação das mesmas, compondo modificações positivas na vida do paciente.

É constatado cientificamente que a psicoterapia ,de fato, pode trazer muitos benefícios para a pessoa que a procura. Mas, antes de tudo, é importante salientar que o psicólogo sozinho não pode se responsabilizar pela melhora do paciente. É imprescindível que o paciente interessado na psicoterapia tenha a consciência que o processo não tem um tempo especifico, ou fórmula pronta, é oportuno o esforço e disciplina do paciente.

Buscar um auxílio psicológico, diferente do que o senso comum considera, é um processo de maturidade onde o sujeito admite “encarar” seus problemas e dificuldades, geradores de sofrimento, para a partir daí, com amparo do profissional, desenvolver mecanismos para superar suas dificuldades, seus sofrimentos e, se autoconhecer.

Por fim, é relevante citar que a psicoterapia não tem conotação religiosa ou política. É um investimento na sua saúde psíquica, social e no seu desenvolvimento pessoal. Uma oportunidade onde você reserva um espaço e um lugar para cuidar de si.

Um comentário:

  1. A psicoterapia foi e é em minha vida um caminho para o encontro comigo mesma, e Graças a Deus tem sido um auxilio valioso nesta jornada! Antes eu fazia muito esforço mas tinha muitas dificuldades em lhe dar com situações e relacionamentos, a psicoterapia não livra dos problemas, mas ensina a lhe dar com eles de forma a levar a vida com mais leveza, eu diria... SSC

    ResponderExcluir